Considere as informações abaixo sobre a solução de exercícios que serão usados para a avaliação no nosso curso:
0) Os exercícios a serem resolvidos são individuais e estarão disponíveis juntos com os slides que serão publicados aqui nesse site depois da aula.
1) Os exercícios que serão usados para avaliação são indicados por uma estrela.
2) Se você escolher um exercício, você atualiza a planilha do google: Planilha de exercícios
3) Você só pode escolher um exercício no máximo de cada aula (dessa forma isso te força a concentrar seu esforço em mais tópicos do curso)
4) Todos os exercícios que incluem dados só podem ser resolvidos em uma dessas linguagens Python, R, Matlab, Julia. Outros exercícios numéricos sem dados podem ser resolvidos em qualquer linguagem de programação estruturada. Casos especiais serão especificados no enunciado da questão.
5) Todos os exercícios devem ser resolvidos e publicados no prorum.com. Você precisará criar uma conta no site para perguntar e responder. Você pode usar o seu nome ou um apelido que você criar (nesse caso, você deve avisar ao seu professor que manterá em sigilo). Se você usar o seu nome, suas perguntas, respostas e comentários ficarão públicos. Eu não vejo problema nenhum nisso, visto que todos estão no curso para aprender. Entretanto, alguém pode manter seu nome em sigilo se desejar. O nome público do site e da planilha devem ser os mesmo. Se seu nome usado na planilha for um alias, você pode informar ao professor individualmente.
6) Como fazer a pergunta e respondê-la?
a) Primeiro você deverá fazer a pergunta.
b) Depois que você fizer a pergunta, aparecerá uma aba para resposta, onde você incluirá a sua resposta.
c) Quando terminar de responder a sua pergunta, inclua o link na planilha editável mencionada acima.
d)
O PRorum aceita edição em latex. Use e explore isso. Evite usar
editores de equações bizarros como aqueles usados no Word. Se você nunca
usou, aproveite essa oportunidade para aprender. As dicas estão nesse
link: Como escrever em Latex no PRorum?
7) Os exercícios devem ser auto-contidos para permitir que qualquer pessoa, estudante, ex-aluno, aluno de outro curso (por exemplo, alguns dos exercícios desse curso também são usados no meu curso de Métodos Computacionais ou Economia Quantitativa) possa acessa-lo sem ter que acessar os slides, livro ou outro material específico do curso. Lembre que é sempre difícil entender códigos ou resoluções de outros colegas. Por isso, seja cuidadoso e lembre que esse material que você está gerando contribui para 60% de sua nota no curso e será provavelmente usado por muitos anos e por muitos colegas.
8) Foi combinado em sala que cada estudante resolveria 5 exercícios e comentaria outros 5 de outros colegas.
9) Sugere-se que cada aluno se planeje para resolver pelo menos um exercício estrela por mês. Essa política evita o problema de deixar todos os exercícios para o final. Por favor, não deixe para resolver todos os exercícios na última semana. Essa postura gera prejuízos em pelo menos três dimensões:
a) Quando isso ocorre, a solução dos exercícios apresentam menor qualidade.
b) Dificulta a vida de seu colega que precisa comentar seu exercício.
c) Dificulta a vida de seu professor que precisa corrigir seu exercício e entregar a sua nota até o último dia de aula.
10) Os comentários devem ser precisos. Não use "Ótima solução!" Use "Ótima solução, pois você explorou..." Ou então "Faltou na solução XXX". "Sua solução pode ser melhorada se você considerar os seguintes aspectos."
11) Alguns exemplos de boas soluções em versões anteriores do curso de Métodos Computacionais:
Como posso testar se um intervalo possui números perfeitos?
Como implementar BFS e DFS e extrair informações úteis sobre um grafo?
Como prever corretamente os dígitos?
12) Alguns exemplos de boas soluções do curso de Finanças:
Limitantes para direitos contigentes
Apreçamento em mercados incompletos
Equilíbrio
Não arbitragem em mercados incompletos
Solução gráfica do problema de programação linear
13) Alguns exemplos de boas soluções do curso de Econometria I
Gerar ponto uniformemente distribuído no círculo
14) A pergunta mais bem votada do Prorum.com
Como otimização pode me ajudar a encontrar o amor da minha vida?
15) Dúvidas frequentes:
a) É possível comentar em mais de uma questão da mesma aula ou, da mesma forma das resoluções, os comentários precisam ser em questões de aula diferentes?
Note que o número de soluções de cada aula é finito. Suponha que N pessoas resolveram exercícios da primeira aula, se uma única pessoa comentar 5 exercícios dessa aula, não vai sobrar para as outras. Mas não acho que devemos restringir esse ponto, pois pode ser que uma pessoa que respondeu de uma aula pode preferir comentar em outra aula. Então minha sugestão é que antes de pegar para comentar vários exercícios de uma mesma aula, espere um pouco para ver se tem outros interessados.