Search This Blog

Wednesday, October 29, 2014

Discurso do patrono para formandos da turma de economia da UnB

 Turma do Segundo Semestre de 2013 (comemoração no dia 02/04/2014)

Queridos novos economistas! Eu fico muito honrado de dividir esse momento de extrema importância com vocês.

Em muitas aulas, eu lembrei repetidamente que para vocês era um privilégio estudar na UNB, pois o nosso departamento sem sombra de dúvida é um dos melhores do país. Hoje, eu vou lembrar a UNB que foi um privilégio tê-los conosco durantes esses anos e a passagem de vocês não foi em branco. Muito de vocês já passaram por aqui contribuindo nos nossos projetos de pesquisa acadêmica, na melhoria dos nossos materiais didáticos e trazendo o viver da juventude para nossa velha instituição.

Durante esse pouco tempo que vocês estiveram por aqui, vocês aprenderam sobre o processo de escolha de agentes, isto é, como pessoas, governos, empresas, professores, coordenadores de graduação e, também, chefes de departamento fazem escolhas sob restrições. Usando esse arcabouço microeconômico, vocês foram capazes de entender Macroeconomia (que estuda o comportamento agregado de agentes), Finanças (que estuda a alocação de ativos e passivos no tempo), banking (que estuda as estratégias dos bancos e as respostas dos orgãos reguladores) e várias outras áreas aplicadas da economia. 

Na nossa cultura temos o costume de celebrar o fim de eventos. De fato, nesse momento, estamos comemorando o fim bem sucedido de uma etapa da vida de vocês. Mas, eu prefiro encarar o Hoje de uma outra forma. Estamos comemorando o início de uma caminhada de sucesso. Essa caminhada não poderia se iniciar em um momento mais factível, onde os custos de entrada são pequenos e ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas. O mundo e, particularmente, o Brasil está abrindo cada vez mais portas para pessoas habilidosas e com vontade de contribuir. As projeções não são ruins e podemos dizer que são até boas. Provavelmente, hoje não usamos 10% do que usaremos da internet nos próximos 10 anos. Então ideias relevantes estão por vir e uma delas pode ser de vocês.  O Facebook perde por dia milhares de usuários que estarão dispostos nos próximos anos a usar as plataformas que vocês criarem. Logo, existem milhares de oportunidades disponíveis.

É importante lembrar também que cada vez mais vemos economistas tomando decisões estratégicas de grandes corporações como Google, Yahoo e E-Bay. Por que será que economistas estão tendo papeis tão importantes no mundo atual? Quem poderia ser melhor do que um economista para ditar novas estratégias de mercado usando seu conhecimento de Economia Industrial? Quem poderia ser melhor que um economista para fazer  uma boa previsão de mercado usando seu conhecimento de econometria de séries temporais? Quem poderia ser melhor quem um economista para nos dizer como vai se organizar o mundo nos próximos anos usando seus conhecimentos de jogos? Vocês estão surpresos? Eu não estou!

Finalizo com um único conselho. Nessa caminhada de vocês, nunca deixem de buscar o novo. Esqueçam os caminhos percorridos por outros e sigam os seus próprios caminhos. Sejam ambiciosos buscando soluções não encontradas anteriormente e sejam uma fonte de melhorias para o mundo e para a vida das pessoas.