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Thursday, July 15, 2021

Solução dos Exercícios de Métodos Computacionais em 2021

 

Considere as informações abaixo sobre a solução de exercícios que serão usados para a avaliação no nosso curso: 

 0) Os exercícios a serem resolvidos são individuais e estarão disponíveis juntos com os slides que serão publicados aqui nesse site depois da aula. 

1) Os exercícios que serão usados para avaliação são indicados por uma estrela. Em sequências de exercícios do mesmo capítulo, onde não é explicitado o exercício (mas pode ser escolhido qualquer um), o estudante deve checar nesse blog quais questões ainda não foram resolvidas. Note que tem um post atual a respeito de cada aula com os exercícios passados:

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9

Aula 10

Aula 11

Aula 12

Aula 13

Aula 14

Aula 15

Aula 16

Aula 17

Aula 18

Aula 19

Aula 20

Aula 21

Aula 22

Aula 23

Aula 24

Aula 25

Aula 26

Aula 27

Aula 28

Aula 33

2) Se você escolher um exercício, você atualiza a planilha do google: Planilha

3) Todos os exercícios devem ser resolvidos e publicados no prorum.com. Você precisará criar uma conta no site para perguntar e responder. Você pode usar o seu nome ou um apelido que você criar (nesse caso, você deve avisar ao seu professor que manterá em sigilo). Se você usar o seu nome, suas perguntas, respostas e comentários ficarão públicos. Eu não vejo problema nenhum nisso, visto que todos estão no curso para aprender. Entretanto, alguém pode manter seu nome em sigilo se desejar. O nome público do site e da planilha devem ser os mesmo. 

4) Como fazer a pergunta e respondê-la? 

a) Primeiro você deverá fazer a pergunta. 

b) Depois que você fizer a pergunta, aparecerá uma aba para resposta, onde você incluirá a sua resposta. 

c) Quando terminar de responder a sua pergunta, inclua o link na planilha editável mencionada acima. 

d) O PRorum aceita edição em latex. Use e explore isso. Evite usar editores de equações bizarros como aqueles usados no Word. Se você nunca usou, aproveite essa oportunidade para aprender. As dicas estão nesse link: http://prorum.com/?qa=213/como-escrever-equacoes-matematicas-usar-latex-no-prorum-com&show=213#q213 

5) Os exercícios devem ser auto-contidos para permitir que qualquer pessoa, estudante, ex-aluno, aluno de outro curso (por exemplo, alguns dos exercícios desse curso também são usados no meu curso de Métodos Computacionais ou Economia Quantitativa) possa acessa-lo sem ter que acessar os slides, livro ou outro material específico do curso. Lembre que é sempre difícil entender códigos ou resoluções de outros colegas. Por isso, seja cuidadoso e lembre que esse material que você está gerando contribui para a metade de sua nota no curso e será provavelmente usado por muitos anos e por muitos colegas.

6) Cada estudante deve resolver no máximo um exercício associado a cada grupo de slides.

7) Foi combinado em sala que cada estudante resolveria 5 exercícios e comentaria outros quatro de outros colegas. 

8) Sugere-se que cada aluno se planeje para resolver pelo menos um exercício estrela por mês. Essa política evita o problema de deixar todos os exercícios para o final. Por favor, não deixe para resolver todos os exercícios na última semana. Essa postura gera prejuízos em pelo menos três dimensões: 

a) Quando isso ocorre, a solução dos exercícios apresentam menor qualidade. 

b) Dificulta a vida de seu colega que precisa comentar seu exercício. 

c) Dificulta a vida de seu professor que precisa corrgir seu exercício. 

9) Os comentários devem ser precisos. Não use "Ótima solução"! Use "Ótima solução, pois você explorou..." Ou então "Faltou na solução XXX". "Sua solução pode ser melhorada se você considerar os seguintes aspectos." 

10) Alguns exemplos de boas soluções em versões anteriores do curso: http://prorum.com/?qa=2448/como-posso-testar-um-intervalo-possui-numeros-perfeitos&show=2448#q2448 http://prorum.com/?qa=2414/implementar-extrair-informacoes-conectividade-aciclicidade&show=2414#q2414 http://prorum.com/?qa=2609/como-prever-corretamente-os-digitos-da-base-de-dados-mnist&show=2609#q2609